JUSTIFICATIVA

 

O homenageado foi um dos mais ilustres descendentes de espanhóis que já prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento de Sorocaba. Nasceu em 10 de março de 1910, no então bairro de Votorantim, filho de José e Isabel Crespo, espanhóis que chegaram a Sorocaba em 1906. Aos 14 anos, trabalhando como ajudante da farmácia São Carlos, da avenida São Paulo, interessou-se pela atividade e fez o curso que o habilitou a ter seu próprio estabelecimento do gênero - primeiro em Ipanema e depois na mesma  avenida  São Paulo, onde denominou  a farmácia de Santa Isabel, em homenagem à sua mãe.

 

Durante anos, atendeu com dedicação a todos que o procuravam na farmácia, onde era conhecido por Dr. Zezinho. Boa parte de sua clientela era constituída de espanhóis e dos seus descendentes. Em 1940, deixando o ramo farmacêutico, passou a trabalhar como agente de publicidade de Rádio Clube de Sorocaba, que mais tarde dirigiu.

 

Fundou uma empresa de transportes e na década de 70, como diretor do jornal Cruzeiro do Sul, modernizou a publicação, que passou a ser feita no sistema off-set. Na mesma época, também editou o primeiro guia de ruas de Sorocaba.

 

Fundou o Clube de Vovô, instituição voltada às atividades para idosos. Membro da Loja Maçônica Perseverança II, participou de diversas instituições filantrópicas e beneficentes de Sorocaba. José Crespo Filho faleceu em 1995, deixando um exemplo de homem voltado à família, ao trabalho e à benemerência, pelo que merece ter seu nome perpetuado na memória dos sorocabanos como patrono do Parque dos Espanhóis.

 

Emilio Souza de Oliveira

Vereador